Atenção, administrador do centro automotivo! Já teve problemas para achar peças ou materiais para a realização de um serviço e precisou recusar? Você precisa organizar o estoque de compras da oficina. Quer saber como? 

Como organizar uma oficina mecânica? Essa é uma pergunta bem frequente entre os profissionais da área, já que a oficina é um espaço que precisa de um cuidado maior. Ter um ambiente limpo e organizado acaba atraindo mais clientes. Pois, ao ver a organização do espaço os clientes irão concordar que o mecânico terá uma atenção maior com o carro. 

 

Como organizar uma oficina mecânica?

1- Arrume as ferramentas

2- Defina cada área da oficina

3- Mantenha a oficina mecânica limpa

4- Organize o estoque

5- Coordene seus funcionários para organização diária

 

 

Entenda como organizar o estoque de compras da oficina mecânica!

 

1) Separe as peças por categorias

 

Sabe quando você procura uma coisa específica, mas não acha por nada? Pois é, essa dificuldade é comum em oficinas mecânicas mal organizadas. Ferramentas em geral guardadas no mesmo lugar ou pneus para diferentes tipos de carros misturados podem causar confusão, além de atraso na execução do serviço. Também podem gerar danos à peças frágeis. A solução é separar por categorias! Nada melhor do que procurar algo e saber exatamente onde procurar!

2) Faça uma arrumação estratégica

 

Sistema para oficina mecânica sem mensalidade

 

E quando você está procurando alguma peça, ela está em um lugar de difícil alcance? Esse também pode ser um ponto de atraso na execução das tarefas diárias do centro automotivo. Por isso, é interessante organizar o estoque de compras de acordo com a demanda média da oficina. Coloque as peças e materiais que mais são utilizados no dia a dia em lugares de fácil acesso e manuseio!

3) Treine seus funcionários

 

Também é interessante explicar aos seus funcionários a importância de organizar o estoque de compras da oficina e mostrar como fazer. Assim, eles poderão ajudar a manter a ordem e garantir a otimização desejada com esse processo. Treine-os!

4) Realoque itens com baixo volume de vendas

 

No item 2, falamos da arrumação estratégica. Ela deve ser baseada na demanda. Porém, mesmo após realizada, é possível observar mudanças ao longo do tempo em relação ao comportamento dos consumidores. Assim, é importante sempre observar essa demanda. Em casos em que alguns itens estejam se saindo mal e tenham tido baixo volume de vendas nos últimos tempos, recomendamos realocá-los. Não tem problema se ficarem em locais de difícil acesso! Isso porque essa rearrumação pode ajudar a facilitar o acesso a outros produtos, com maior número de compras.

5) Planeje suas compras

 

Por fim, nossa última dica é sobre planejamento! Para organizar o estoque de compras da oficina é indispensável fazer a gestão adequada. Isto é, fazer o controle de entradas e saídas, do que precisa ser adquirido ou tem em excesso. É importante saber a quantidade de cada item e quantos são necessários por mês, por exemplo. Assim, garante-se uma boa organização e evita atrasos na produção!